Home »150 Anos

História da BP


Quando dois jovens imigrantes portugueses, Luís Semeão Ferreira Viana e Joaquim Rodrigues Salazar, ambos caixeiros de pequenas lojas, idealizaram a criação de uma sociedade para ajudar a população carente, jamais poderiam imaginar que um sonho atravessaria um século e meio, para se tornar uma das maiores e mais respeitadas instituições de saúde do País. Era o ano de 1859. Unidos a um grupo de 118 pessoas de diferentes profissões e classes sociais fundaram a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência.

Os primeiros cinco anos foram de grande dificuldade, mas a perseverança venceu os obstáculos, e em 1864 os associados somavam 290 pessoas. Era o momento de buscar um espaço próprio.

A consolidação da estrutura física ocorreu apenas em 1873 com a compra do terreno na rua Alegre, hoje Brigadeiro Tobias. Ali está a pedra fundamental do Hospital São Joaquim, primeiro prédio da Sociedade cuja obra foi concluída três anos depois. Por sessenta anos foi o único prédio até então erguido pela Sociedade.

Sala de espera BPSP

Surge a chance de ter um terreno na rua Maestro Cardim, onde foi construído o primeiro prédio do complexo hospitalar atual.

A história da Beneficência Portuguesa de São Paulo é resumida em sua missão de que nada é mais responsável do que salvar vidas. Todo o empenho dessa associação civil de caráter filantrópico é reconhecido pelos milhares de pacientes atendidos sem distinção de nível social ou econômico.

Como marca dos novos tempos surge o logotipo renovado, confirmando que toda a inovação feita pela Beneficência Portuguesa de São Paulo já nasce com 150 anos de história e tradição.




© Copyright 2014 - Beneficência Portuguesa de São Paulo. Todos os direitos reservados - by vm2