Home »Imprensa » Institucional » Sobre o Hospital

Sobre a Beneficência Portuguesa de São Paulo


Em maio de 2008, o Sr. Antônio Ermírio de Mores recebeu das mãos do Presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, pelo atendimento que a Instituição realizou para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em agosto do mesmo ano, a Beneficência Portuguesa de São Paulo foi homenageada por sua atuação no Terceiro Setor, com relevantíssimos serviços prestados à população carente de nosso País, no 11º Seminário CIEE/Gazeta Mercantil do Terceiro Setor.

Junto com outros hospitais filantrópicos e a rede hospitalar pública, a Beneficência Portuguesa de São Paulo desempenha um papel fundamental para a população brasileira, uma vez que 60% de seu atendimento é prestado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com dados do Datasus, em 2010, a Beneficência Portuguesa de São Paulo realizou parcela significativa dos procedimentos do SUS para o Estado de São Paulo, conforme exemplos a seguir:

  • 27% das cirurgias cardíacas
  • 75% das cirurgias cardíacas pediátricas
  • 23% dos procedimentos de hemodinâmica
  • 69% das revascularizações do miocárdio
  • 31% dos cateterismos

A Instituição possui cerca de 6.500 colaboradores e mais de 1,5 mil médicos. Atende, anualmente, cerca de 1,5 milhão de pacientes em mais de 60 especialidades médicas. Isso só é possível graças ao constante investimento em tecnologia e na modernização da estrutura.

O Complexo Beneficência Portuguesa de São Paulo é composto por 5 blocos e a unidade Hospital São José, especialmente projetado para oferecer a seus pacientes o que há de mais moderno em Hotelaria hospitalar e tecnologia. Com uma área total de 143 mil metros quadrados, a Instituição possui 1.920 leitos, 233 destinados à UTI, 52 salas de cirurgia, moderno setor de diagnóstico, Pronto Atendimento e ambulatório. Tudo isso possibilitou a realização de 34 mil cirurgias e mais de 4 milhões de exames em 2010.

 BPSP

A Beneficência Portuguesa de São Paulo também é considerada um centro de referência em transplantes. Em fevereiro de 2008, o Superintendente técnico médico do hospital, Dr. João Salvestrin e os Chefes da Hepatologia, Dr. Marcelo Perosa Miranda e Dr. Tercio Genzini, receberam o prêmio Destaque em Doação de Órgãos 2007, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Entre 1973 e 2010, foram realizados 4.050 transplantes de coração, fígado, medula, rim, pulmão, entre outros. Um caso raro e inédito foi realizado em 1993, quando um paciente passou a viver com dois corações. Cinco anos depois foram realizados o primeiro transplante bilateral de pulmão e o primeiro transplante conjunto de coração e pulmão com êxito no Brasil.

© Copyright 2014 - Beneficência Portuguesa de São Paulo. Todos os direitos reservados - by vm2