Home »Imprensa » Releases » Detalhe do Release

Releases


Hospital São José inaugura Centro Avançado de Oncologia

05/05/2011

Projetado para ser referência no tratamento de câncer no Brasil, novo Centro recebeu investimento inicial de R$ 3 milhões
 
O São José (www.hospitalsjose.org.br), Hospital especializado no atendimento de pacientes particulares e de planos de saúde A/B, inaugura Centro Avançado de Oncologia. Com investimento inicial de R$ 3 milhões, o objetivo é posicionar a Instituição como referência no tratamento de câncer no Brasil. Para atingir essa meta, o Hospital está investindo na contratação de corpo clínico renomado e especializado, coordenado pelo importante oncologista Antônio Carlos Buzaid.
 
  Para o Superintendente Geral da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Luiz Koiti Numakura, o novo Centro é uma iniciativa alinhada com a visão de futuro do grupo que está vinculado ao Complexo Hospitalar da Beneficência Portuguesa de São Paulo. “O tratamento do câncer exige um hospital de alta complexidade e nosso objetivo é ocupar esse espaço”, afirma.   
 
O Hospital São José tem a expectativa de atender 9,6 mil pacientes particulares ou de planos de saúde no período de um ano. O Centro Avançado de Oncologia é composto por 10 consultórios e 14 leitos de 45m2 para aplicação de quimioterapia, com varanda, banheiro, ar condicionado e acomodação para acompanhante, cinco salas para infusões rápidas e um PA Oncológico. Os principais diferenciais são o tratamento individualizado e humanizado, acompanhado da expertise da equipe médica e alta tecnologia.
 
O Dr. Antônio Carlos Buzaid ressalta que o Centro Avançado de Oncologia do São José seguirá o tripé necessário para essa especialidade: excelência no atendimento, ensino e pesquisa. “Estamos preparados para atender pacientes de São Paulo, de outros Estados e até mesmo de fora do país. “A expectativa é que 8% dos pacientes sejam internacionais”, completa o oncologista. “A regra é a assistência total ao paciente por meio de atendimento multidisciplinar, 24 horas”, finaliza o especialista.
 
O novo Centro conta com dez médicos titulares, seis assistentes, formando um grupo multidisciplinar com especialistas de diferentes áreas. Até o momento, foram contratados os médicos Fernando Cotait Maluf, Chefe de Oncologia Clínica e Riad Younes, Chefe de Oncologia Cirúrgica, Rafael Schmerling, especialista em melanoma e sarcoma, além de Marcelo Seneda, dentista especializado na área de oncologia como coordenador da Clínica de Medicina Bucal.  
 
Medicina Bucal
 
            O Centro Avançado de Oncologia do Hospital São José conta ainda com o Serviço de Medicina Bucal, formado por cirurgiões dentistas especializados em atendimento a pacientes oncológicos. Os três dentistas da equipe fornecem todo suporte necessário aos pacientes em tratamento quimio e radioterápico, com avaliação, orientação e tratamento dos possíveis efeitos colaterais em mucosa bucal advindos do tratamento oncológico.
 
 
As drogas usadas no combate ao câncer podem promover danos à mucosa bucal, causando a mucosite, que é o aparecimento de feridas semelhantes a aftas. Algumas medicações utilizadas no combate ao câncer também reduzem a produção de saliva, que além de lubrificar a boca atua como protetora da mucosa bucal. Do mesmo modo, a avaliação é imprescindível para pacientes que se submeterão a radioterapia para os tumores de cabeça e pescoço, com a finalidade de minimizar os efeitos da radiação nesta região.
 
Dessa forma, o serviço tem o objetivo de contribuir para uma melhora da qualidade de vida do paciente em tratamento por meio do que há de mais moderno em equipamentos de imagem e diagnóstico, além de aplicação de laser para prevenção e/ou tratamento da mucosite bucal. O laser age promovendo modulação da dor, reduz o processo inflamatório e acelera a cicatrização das feridas.
            
Corpo Clínico
Para incrementar a equipe, o Hospital São José contratou também um time de profissionais que trabalharam anteriormente com o Dr. Buzaid como enfermeiros, assistentes e auxiliares. A equipe está preparada para tratar tipos de cânceres como de mama e de próstata, além de ter planos de recrutamento de especialistas em tumores raros. Dessa forma, o paciente será atendido por um especialista e encaminhado ao tratamento adequado. Outro ponto importante é zelar para que o paciente tenha mais qualidade de vida por meio de diagnóstico precoce, cura e tratamento dos efeitos colaterais da doença, eliminado traumas e sequelas.

© Copyright 2014 - Beneficência Portuguesa de São Paulo. Todos os direitos reservados - by vm2